Nossa participação no Festival Reconvexo com o projeto Chamalotes foi acompanhado de muitos anseios. A busca pelo resultado esperado na montagem, a dedicação da produção local para garantir toda a estrutura do festival, além do deleite cultural, foi de grande importância a afinidade e a troca de idéias com outros artistas.
Cachoeira e São Félix que sediaram o festival, são duas cidades do Recôncavo Bahiano, tombadas pelo patrimônio histórico nacional e que guardam na memória de seus cidadãos as passagens gloriosas das lutas pela independência do Brasil, a força da cultura africana e bahiana, o apreço por suas arquiteturas e seus artistas.
O contraste de mais de 400 anos de história com as novas tecnologias, entrelaçou essas duas culturas como na trama de um chamalote, resultando num diálogo híbrido de harmonia e reflexão.
Muito dessa simbiose se deve ao fato da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia estar instalada na cidade de Cachoeira, com cursos nas áreas de cinema, artes visuais, ciências da computação... são vértices que se encaixam perfeitamente como novas mídias em prédios históricos, tecnologia acessível, grande incentivo dos professores quanto ao uso da programação no curso de artes visuais... Essas são algumas das características que fazem do Reconvexo I Festival Nacional de Projeções Mapeadas e Interativas um evento de importância fundamental.
Além das apresentações dos projetos selecionados e convidados, tivemos a oportunidade de conhecer artistas da cidade como a Galeria do Doido e alguns escultores de madeira, Fory, Bili, Seu Zé (fotógrafo), Davi Rodrigues e Pirulito (artistas plásticos) entre outros, teve ainda uma micro oficina de programação em plena praça pública, oficinas de projeções mapeadas, grafite digital...
Mostra Chamalotes ~ Galeria Hansen09 a 18 de bril 2013 Chachoeira Bahia
Logo Chamalotes para download
Selecionados Festival Reconvexo ~ Galeria Hansen Bahia
Artistas Convidados: Galeria Hansen e Projeções Externas